Notícias / Avisos
História de Coimbra

O nome romano de Coimbra, Aeminium, está directamente relacionado com a topografia do local ocupado pelo povoado, o meneiu, ou seja o topo do morro. Atribui-se à época visigótica (entre 569-589) e à vinda do bispo de Conímbriga para Aeminium a mudança de nome da urbe.
De Conímbriga evoluiu para Colimbria até chegar ao nome actual: Coimbra. O morro calcário, situava-se numa posição dominante, rodeado por terras férteis banhadas pelo rio Mondego. Aeminium era uma cidade de alguma relevância apesar de Conímbriga, perto de Condeixa-a-Velha, se destacar na organização territorial romana desta região. No entanto, Aeminium afirmou-se pelo facto de se localizar na confluência da  via terrestre Norte - Sul que ligava Bracara Augusta (Braga) a Olisipo (Lisboa), com a via fluvial que ligava o interior da região ao litoral através do rio Mondego.
Como vestígios significativos desta época ficou o criptopórtico, sobre o qual se erguia o fórum romano e que actualmente está integrado no Museu Nacional de Machado de Castro.
Ordem dos Engenheiros 2011
Parcerias
Institucionais
Fotos já disponíveis